
A informação de que a Epic Games passará a cobrar uma taxa de usuários que utilizem a Unreal Engine em projetos não voltados a games vem de uma declaração do CEO da Epic, Tim Sweeney, durante o Unreal Fest 2023, evento da empresa voltado às novidades de Unreal Engine e mais da Epic Games.
A declaração foi feita em 25 de agosto de 2023, e a taxa entrará em vigor em 1º de janeiro de 2024. A taxa será de 5% do faturamento anual de projetos não voltados a games que gerarem mais de US$ 1 milhão.
A Epic Games afirma que a taxa é necessária para ajudar a financiar o desenvolvimento e o suporte da Unreal Engine. A empresa também afirma que a taxa será aplicada de forma justa e transparente.
A taxa será aplicada a projetos não voltados a games, como:
- Aplicativos de realidade virtual e aumentada
- Aplicativos de design e arquitetura
- Ferramentas de desenvolvimento de software
- Aplicativos de treinamento e simulação
- Aplicativos de entretenimento, como filmes e TV

A Epic Games afirma que projetos não voltados a games que gerarem menos de US$ 1 milhão de faturamento anual estarão isentos da taxa.
A decisão da Epic Games de cobrar uma taxa de projetos não voltados a games foi recebida com críticas por alguns desenvolvedores. Alguns desenvolvedores alegam que a taxa será um ônus para os pequenos desenvolvedores.
Outros desenvolvedores, no entanto, apoiam a decisão da Epic Games. Eles afirmam que a taxa é necessária para ajudar a garantir o futuro da Unreal Engine.